Mandetta afirma que Queiroga tirou adolescentes de esquema por falta de vacinas

Ministério da Saúde recomenda que jovens sem comorbidades não sejam vacinados

Por Da Redação
Às

Mandetta afirma que Queiroga tirou adolescentes de esquema por falta de vacinas

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta afirmou, nesta quinta-feira (16), que decisão do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de suspender vacinação de adolescentes contra a Covid-19 se deu por falta de vacinas. Mais cedo, Queiroga recuou da decisão sob alegação de ter dúvidas sobre a segurança da imunização deste público-alvo. 

"Fomos surpreendidos hoje com a interrupção da vacina de crianças e adolescentes por parte do ministro da Saúde que alega efeitos adversos severos", afirmou Mandetta à jornalista Mônica Bergamo, completando que "esse efeito adverso é muito raro. O risco de você ter esse efeito é infinitamente inferior quando se trata de vacina versus a doença propriamente dita". 

Além disso, o ex-ministro justificou que, na realidade, o recuo do governo federal quanto à vacinação deste público se deu por conta da falta de imunizantes. 

"O Brasil perdeu a chance de ter as vacinas, agora nós estamos faltando vacinas e por isso ele interrompe nas crianças e adolescentes para dar nos idosos e na população geral o que é correto. Só não pode é causar esse tipo de informação que não tem sustentação científica, já que as vacinas são a melhor maneira de proteger as nossas crianças e nossos adolescentes", completou. 

Em nota divulgada nesta quinta (16), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que "não há uma relação causal definida entre este caso [da morte de uma adolescente de 16 anos] e a administração da vacina. Além disso, a agência manteve a autorização de vacinação com a Pfizer em adolescentes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.