Máquinas devem fazer metade das tarefas de trabalho até 2025

Organização faz alerta reforçando a importância da qualificação

Por Da Redação
Ás

Máquinas devem fazer metade das tarefas de trabalho até 2025

Foto: Reprodução/TecMundo

Metade de todas as tarefas de trabalho será realizada por máquinas até 2025, segundo prevê um relatório do Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês). No documento, a organização afirma que a esperada "revolução robótica" vai criar 97 milhões de empregos em todo mundo e destruir outros tantos, deixando alguns grupos sociais em situação de vulnerabilidade.

Segundo o WEF, trabalhos manuais e rotineiros que envolvam administração e processamento de dados serão automatizados; já novos empregos surgirão em campos como Economia Verde e Big Data. A pesquisa abrangeu 300 das maiores empresas do mundo, que empregam 8 milhões de pessoas globalmente.

Mais de 50% dos empregadores entrevistados demonstraram interesse em acelerar a automatização de algumas funções em suas companhias, enquanto 43% afirmaram que provavelmente cortariam empregos devido à tecnologia. O WEF lembra que a pandemia fez com que empresas buscassem novas formas de trabalhar com custos reduzidos, o que intensificou a adoção de novas tecnologias.

A organização alertou que os trabalhadores agora enfrentam uma dupla ameaça: a automação acelerada e as consequências da recessão causada pela covid-19. "[Esses fatores] aprofundaram as desigualdades existentes nos mercados de trabalho e reverteram os ganhos em empregos obtidos desde a crise financeira global em 2007-2008", afirmou a diretora-gerente da organização, Saadia Zahidi.

Atualmente, cerca de um terço de todas as tarefas de trabalho é feito por máquinas. No entanto, essa proporção vai mudar nos próximos 5 anos. Segundo o relatório, a qualificação se tornará extremamente essencial para aqueles que querem se manter ou se inserir no mercado de trabalho. Essa virada vai afetar principalmente trabalhadores mal-remunerados e menos qualificados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.