Máscaras e a solução caseira
Confira o editorial desta quarta-feira (15)

Foto: Divulgação
Desde o início deste mês de abril, a recomendação do Ministério da Saúde é que a população brasileira use máscaras ao sair nas ruas, principalmente no transporte coletivo ou locais como supermercados e ambiente de trabalho, quando é inevitável a proximidade com outras pessoas. Uma medida salutar para tentar conter a disseminação da Covid-19 (novo coronavírus).
Além da corrida pelo item no mercado, o que fomentou pequenas economias no que diz respeito à produção de máscaras caseiras de pano, por exemplo, a medida sugerida escancarou uma questão no mínimo intrigante e, ao mesmo tempo, estarrecedora: para abastecer a rede hospitalar, o ministério encomendou 240 milhões (!!) de máscaras da China.
São 200 milhões de máscaras cirúrgicas, três camadas e 40 milhões do tipo N95, com investimento de R$ 694,3 milhões, de acordo com números fornecidos pela pasta, que afirma ser uma demanda suficiente, no entanto, apenas para 60 dias. Mas e quanto ao material produzido por empresas brasileiras, que além de facilitar o trâmite burocrático, incrementaria a economia local?
Em contraponto à aquisição gigantesca da China, fábricas no Brasil também foram contatadas pelo governo federal. Na semana passada, o titular da Saúde, Luis Henrique Mandetta, garantiu que vai adquirir a capacidade de produção total de máscaras da 3M no Brasil. A estimativa é conseguir até 1,8 milhão de itens durante o mês de abril. A mesma quantidade deve ser adquirida nestes termos nos meses de maio e junho.
Em paralelo, marcas de moda e beleza estabelecias no Brasil (como Riachuelo e Arezzo & Co) também investem em ações na produção de máscaras e já podem ser uma opção ao governo para futuras compras. No interior de São Paulo, mais precisamente em Indaiatuba, a Filtros Mann pode ser outra alternativa, já que se trata de uma empresa que atua dentro de todas as especificações de performance e já tem um histórico conhecido na produção de filtros de ar.
Está na hora do governo dar exemplo e promover iniciativas robustas de incentivo ao mercado interno. As soluções caseiras estão postas à mesa.


