Como passear com um cachorro medroso

Veterinária dá dicas de tornar seu cão mais corajoso

[Como passear com um cachorro medroso]

FOTO: Michael Siebert

É inevitável ter aquele amigo, conhecido ou o nosso próprio cão, que é retraído e não gosta de ir passear na rua porque tem medo de tudo e de todos. Os cães são, em sua maioria, alegres, pulantes e muito sapecas, além de adorarem passear e conhecer novas pessoas e lugares. Porém, entre um cãozinho alegre e outro, sempre aparece um que tem medo, que se esconde e que não consegue interagir bem com as pessoas mesmo não sendo agressivo.

“Esta é uma questão de personalidade”, diz a veterinária Ana Mendes. “Não é que ele não goste de sair para passear, as vezes o cão só tem uma personalidade um pouco diferente e você precisa desenvolver estratégias para que isso seja normal.” completa Ana.

Alguns truques para você por em prática quando for passear com seu “tímido” de estimação:

Estabeleça uma rotina diária, com horários e lugares para fazer a caminhada. Seu cão vai se sentir mais seguro passando por lugares e por “cheiros” que ele já conhece.

Comece organizando a coleira e fazendo da pré caminhada um ritual de inteiração entre vocês. 
Se sinta também confiante enquanto faz o passeio. Assim como as pessoas, os cães tímidos são facilmente influenciados e sentem seu humor e sua segurança.

Mantenha um ritmo acelerado, mostre coisas para que seu cão não fique querendo se encolher na caminhada. Faça com que ele preste atenção na rua e não em você.

Recompense seu cão com algum petisco quando ele for corajoso e não dê atenção quando ele tiver medo.
Tenha paciência. É fundamental já que seu amigo de quatro patas consegue perceber quando você desaprova o que ele faz. Com uma boa dose de amor, ele vai se sentir seguro e passará a ser sua melhor companhia nos passeios.


Comentários