MEC divulga edital com mudanças para realização do Enem 2025; confira
Com exceção de três municípios, as provas serão aplicadas em 9 e 16 de novembro

Foto: Reprodução/MarceloCasalJR/AgênciaBrasil
O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta sexta-feira (23) o edital Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, trazendo novas normas em relação aos exames anteriores. O documento saiu em uma versão extra do Diário Oficial da União (DOU).
Confira as novas mudanças:
Pré-inscrição automática: estudantes matriculados no 3° ano do ensino médio estarão automaticamente pré-inscritos e só precisarão acessar a Página do Participante para confirmar as informações e selecionar a opção de línguas que quer em sua prova. Treineiros - do 1° e 2° ano - e concluintes ainda precisarão preencher a solicitação e inscrição;
Certificado de conclusão do ensino médio: para maiores de 18 anos, dependendo da nota, poderá usar o exame como certificado de conclusão do ensino médio. A prova havia deixado de ter essa função em 2017, ao ser transferida unicamente para o Encceja - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.
Datas alternativas no Pará: as provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro na maior parte do país, com exceção aos municípios de Belém, Anamimdeua e Marituba, onde as provas serão aplicadas em 30 de dezembro e 7 de dezembro. O período de inscrição é 26 de maio a 6 de junho pelo site;
Sobre a isenção: os estudantes que obtiveram o direito (como os alunos de rede pública) também devem se inscrever, caso contrário, não poderão prestar o Enem. Quem não tem o direito terá a inscrição confirmada mediante o pagamento de uma taxa de R$85, que deve ser quitada até 11 de junho.
Dias de cada disciplina:
9 de novembro
- 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
- 45 questões de ciências humanas;
- redação.
16 de novembro
- 45 questões de matemática;
- 45 questões de ciências da natureza.
Horários (no fuso de Brasília):
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h
Término das provas no 2º dia: 18h30
Certificação de ensino médio
Essa medida era aplicada entre 2009 e 2016 para possibilitar que candidatos com mais de 18 anos, a depender da nota da prova, e que ainda não tivessem concluído o ensino médio, pudessem participar de processos seletivos para vagas de emprego que exigiam o diploma.
A pontuação mínima era 450 para cada prova (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática) e 500 pontos (de 1.000) na redação.
O então ministro Mendonça Filho afirmou em 2016, ao divulgar a decisão, que essa medida dava um "ônus para quem não pensava em nível superior". Com isso, também tinha o objetivo de elevar a média nacional de candidatos do Enem, visando que quem não tinha concluído a educação básica na idade certa passaria a ficar de fora.