MEC lança curso de formação com certificação para professores do ensino médio público
O objetivo principal é melhorar a qualidade da educação no Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) lançou o curso Mais Ensino Médio, que busca formar professores desta etapa do ensino básico. Feita virtualmente, a formação tem duração de 180 horas e já está disponível.
Para realizar o curso, os interessados devem acessar a plataforma de aprendizagem Avamec, fazer o login pelo portal Gov.br, se cadastrar e informar dados pessoais, vínculos profissionais e a formação acadêmica.
O objetivo da formação é melhorar a qualidade da educação do país, por meio da transformação das práticas docentes e da valorização da juventude brasileira.
Além disso, a ação visa estimular uma reflexão crítica sobre o currículo e as políticas educacionais, entre elas, a Política Nacional do Ensino Médio (Pnaem), e como adaptá-las à realidade das escolas públicas do Brasil.
O curso
A capacitação de professores busca aproximar teoria e prática, trazendo para a sala de aula discussões atuais que impactam diretamente a vida dos estudantes e o trabalho docente.
A formação adota um currículo em espiral, que retoma os conteúdos gradualmente e aprofunda os temas sem repetições desnecessárias. A metodologia aposta na formação continuada e em serviço, combinando reconhecimento, intervenções produtivas e estudos de caso.
Cultura digital
Um dos módulos do curso, voltado para a cultura digital, capacita os professores a aplicar a digitalização na educação.
Esse módulo está alinhado à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), preparando os docentes para usar a tecnologia para fins pedagógicos. O objetivo é aprimorar o aprendizado dos estudantes através das tecnologias digitais.
Certificação
Após a conclusão da capacitação, que pode ser feita entre 45 e 200 dias mediante a realização de atividades de fixação, com nota mínima de 6 pontos, o certificado estará disponível para download, na aba "Certificado", no menu do curso.
Mais cursos
O Ministério da Educação também anunciou o lançamento de quatro novos cursos complementares, um para cada área do conhecimento (ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens). O evento ocorrerá no Dia do Professor, em 15 de outubro.
São eles:
- Mais Ciências Humanas e Sociais (Mais CHSA)
- Mais Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Mais CNT)
- Mais matemática e suas tecnologias
- Mais linguagens e suas tecnologias