Médica sofre reações graves 30 minutos depois de receber vacina da Pfizer no México

Profissional de saude apresentou sintomas de encefalomielite

Por Da Redação
Ás

Médica sofre reações graves 30 minutos depois de receber vacina da Pfizer no México

Foto: Reprodução/ Getty Images

O México apresentou o primeiro caso de reação grave após uma profissional de saúde de 32 anos receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela Pfizer em parceria com a BioNTech. A vítima foi uma médica do Estado de Coahuila que sofreu com o surgimento de sintomas de encefalomielite 30 minutos após receber o imunizante. Segundo a reportagem do EL País, ela teve um episódio de convulsão e erupção cutâneas, perda de força muscular e dificuldade respiratória. 

O caso ocorreu no dia 30 de dezembro, no hospital do Instituto Mexicano do Seguro Social (IMSS), na cidade de Monclova, em Coahuiça, e diante da gravidade foi encaminhado ao Estado de Nuevo León, para uma clínica especializada. 

Para justificar a situação, a Secretaria de Saúde do país informou que a médica tinha como antecedente uma alergia a trimetiprima com sulfametoxazol, um antibiótico usado para infecções em vias urinárias. “Será seguido um tratamento especializado intensivo com base em esteroides e anticonvulsivos para diminuir o risco de que apresente sequelas”, informou o Governo mexicano sobre a paciente.

A campanha de vacinação no México teve início no dia 24 de dezembro, onde o primeiro grupo receptor eram os profissionais de saúde que atendem pacientes de novo coronavírus. O IMSS informou que, dos 20 mil que foram vacinados, 23 apresentaram reações alérgicas adversas leves e que apenas uma pessoa havia tido problemas para respirar.

A estimativa é de que ao longo de dezembro, o país recebera 1,4 milhão de doses da Pfizer, que servirão para dar uma segunda dose ao primeiro grupo receptor. Em seguida, o plano é, ainda no final deste mês, começar a inocular a vacina em idosos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.