Medida provisória reserva milho da Conab para pequenos criadores de animais
Produção foi afetada pelas condições climáticas durante o período 2020/2021

Foto: Divulgação/Governo de Mato Grosso do Sul
O Diário Oficial da União publicou nesta quarta-feira (18) uma medida provisória com o objetivo de facilitar o acesso dos pequenos criadores de animais a estoques públicos de milho mantidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “O pequeno produtor terá acesso a um, dois, dez sacos de milho que [atualmente] não pode comprar dos grandes produtores”, disse a ministra do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.
A produção de milho foi afetada pelas condições climáticas durante o período 2020/2021. Do total de 86,7 milhões de toneladas no País, 60,3 milhões foram colhidos na segunda safra, que registrou um recuo de 25,7% na produtividade.
A Conab comprará milho de grandes produtores por meio de leilões públicos. O volume será definido anualmente pelo governo, não podendo exceder 200 mil toneladas, em situações excepcionais, porém, o limite poderá ser maior.
De acordo com a MP, a partir da publicação, caberá aos ministérios da Agricultura e da Economia avaliar outros pontos do programa.