• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • ‘Melhoria do cenário epidemiológico acabou acomodando muita gente’, diz Leo Prates sobre defasagem no esquema vacinal

‘Melhoria do cenário epidemiológico acabou acomodando muita gente’, diz Leo Prates sobre defasagem no esquema vacinal

Secretário planeja aplicação da terceira dose contra a Covid-19 em pessoas acima dos 30 anos

Por Da Redação, Ane Catarine Lima
Às

‘Melhoria do cenário epidemiológico acabou acomodando muita gente’, diz Leo Prates sobre defasagem no esquema vacinal

Foto: Gilberto Júnior/ Farol da Bahia

O secretário municipal da Saúde, Leo Prates, voltou a pedir nesta quinta-feira (21), durante a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Matos, no Rio Vermelho, que a população volte aos postos para completar a vacinação contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Segundo ele, o foco da capital baiana é acelerar a vacinação Para que isso aconteça, o secretário afirmou que, além das doses, é imprescindível a cooperação da população. 

“Nós vamos conseguir vencer essa pandemia, mas com muito trabalho e esforço. Nós lançamos a operação ‘Perto da Minha Casa’ recentemente com o objetivo de fazer com que as pessoas tenham uma maior facilidade para tomar a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus. Muitas pessoas estavam dizendo que não retornaram para completar o esquema vacinal porque o posto estava muito longe, então nós começamos a suspender em três dias determinado tipo de vacina para usar todos os postos da capital com apenas um imunizante. O objetivo é facilitar o acesso para a população", afirmou o secretário.

Para o secretário, a melhoria do cenário epidemiológico acabou acomodando muita gente. "Temos a sensação de que a população está vendo um cenário epidemiológico bom e está se acomodando. Tínhamos uma média de 25 mil pessoas vacinadas por dia e ontem só conseguimos vacinar 11 mil pessoas", disse.

A defasagem preocupa. Atualmente, cerca de 150 mil pessoas estão com as doses atrasadas na capital e, segundo o secretário, uma nova onda de casos pode vir em um futuro próximo. "Se nós tivermos muitos buracos de vacina, nós vamos ter problemas em janeiro. E aí, como dizem no popular, vai ferrar com tudo. Não podemos ter mais de 150 mil pessoas sem tomar a segunda dose e isso estamos considerando o aprazamento antigo, de 12 semanas", alertou.

Sobre a dose de reforço da vacina, Leo Prates disse que a expectativa é que avance ainda mais em Salvador.  Segundo ele, o ideal é que pessoas acima dos 30 anos também recebam o reforço. Atualmente, apenas idosos, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos estão tomando a terceira dose da vacina.

"Ontem tivemos uma reunião com um grupo da Fiocruz Nacional e o entendimento é que o ideal é vacinarmos todas as pessoas acima de 30 anos com dose de reforço no país. Nós já avançamos bastante com a imunização de pessoas com 60 anos, mas precisamos de doses. A ideia é que Salvador tenha 1,1 milhão de doses para esse reforço", disse.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.