Menopausa precoce pode aumentar o riso de Alzheimer, aponta estudo
Texto mostra que mulheres representam dois terços da população que vive com o diagnóstico

Foto: Reprodução/AdobeStock
As mulheres são mais propensas do que os homens a desenvolver a doença de Alzheimer, aponta um novo estudo, liderado por pesquisadores do Mass General Brigham, nos Estados Unidos. Segundo o levantamento, elas representam dois terços da população que vive com o diagnóstico.
O texto traça a relação entre o risco de Alzheimer, a idade da menopausa e o uso de terapia hormonal. Os resultados, publicados na revista científica JAMA Neurology, indicam que a menopausa precoce pode ser um fator de risco para a doença, pois mulheres que iniciaram tardiamente a terapia hormonal apresentaram um nível elevado de proteína tau no cérebro, marcador envolvido na doença de Alzheimer.
"A terapia hormonal é a maneira mais confiável de melhorar os sintomas graves da menopausa, mas, nas últimas décadas, houve uma falta de clareza sobre como o tratamento afeta o cérebro", disse a autora do estudo Rachel Buckley, do Departamento de Neurologia no Massachusetts General Hospital (MGH), que faz parte do sistema de saúde Mass General Brigham, em comunicado.
"Descobrimos que os níveis mais altos de tau, uma proteína envolvida na doença de Alzheimer, foram observados apenas em usuárias de terapia hormonal que relataram um longo atraso entre a idade de início da menopausa e o começo da terapia hormonal. A ideia de que a deposição de tau pode estar por trás da associação entre a intervenção tardia da terapia hormonal e a demência da doença de Alzheimer foi uma grande descoberta, algo que não havia sido visto antes."
A menopausa precoce, definida como aquela que ocorre espontaneamente antes dos 40 anos ou devido a intervenção cirúrgica antes dos 45 anos, tem sido associada ao aumento do risco de demência da doença de Alzheimer. A terapia hormonal melhora muitos sintomas graves relacionados à menopausa e foi levantada a hipótese de também prevenir o comprometimento cognitivo.