Mercado segue com previsões pessimistas para o PIB de 2020
Cresce a possibilidade de um novo corte de juros

Foto: Reprodução/Internet
Depois de uma semana de trégua, os economistas do mercado financeiro voltaram a piorar as estimativas para o PIB (Produto Interno Bruto) de 2020. A projeção passou de uma retração de 6,50% para 6,54%. Os analistas também passaram a prever um novo corte na taxa básica de juros, a Selic, que atualmente está em 2,25% ao ano. A nova estimativa é de que a taxa encerre 2020 em 2%.
Os números fazem parte do boletim de mercado, conhecido como relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Banco Central (BC). O levantamento foi feito na semana passada e ouviu mais de 100 instituições financeiras. A expectativa para o nível de atividade foi medida em meio à pandemia do coronavírus, que tem derrubado a economia global e colocado o mundo no caminho de uma recessão.
Corte de Juros
O mercado também passou a prever um novo corte na Selic (Taxa básica de juros da economia), que atualmente está em 2,25% ao ano. A previsão é de que a taxa caia para 2% até o fim de 2020. Para o final do ano que vem, a expectativa permaneceu estável em 3% ao ano. Isso significa dizer que os analistas seguem estimando alta dos juros no ano que vem.