Mercosul e EFTA assinam acordo de livre comércio
Juntos, os dois blocos representam quase 300 milhões de habitantes e um PIB superior a US$ 4,39 trilhões

Foto: Letícia Clemente/MRE
O presidente Lula (PT) anunciou no X nesta terça-feira (16), a assinatura do Acordo de Livre Comércio (ALC) entre o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio formada (EFTA) formada pela Islândia, Liechtenstein, a Noruega e a Suíça) no Rio de Janeiro.
De acordo com o presidente, o ALC criará uma zona de livre comércio com aproximadamente 300 milhões de pessoas e um PIB agregado de mais de US$ 4,3 trilhões. As duas partes se beneficiarão de acesso a mercado ampliado para mais de 97% das exportações, o que aumentará o comércio bilateral e trará benefícios para as empresas e cidadãos dos países signatários.
O acordo irá elaborar novas oportunidades de negócios para agentes econômicos dos Estados do MERCOSUL e da EFTA, incluindo pelo alto número de pequenas e médias empresas atuante em cada jurisdição e ainda gerará maior cesso a mercados e melhoria nas regras e procedimentos aduaneiros. Também será promovido maior previsibilidade e segurança jurídica no comércio entre as partes.
As negociações tiveram início em junho de 2017, em Buenos Aires, e um total de 14 rodadas de negociações foi feito até o encerramento do Acordo.
Desde o começo de 2025, o MERCOSUL e os Estados da EFTA se engajaram em um intenso processo de negociações, baseado no progresso alcançado até agosto de 2019 e com objetivo de refletir os desenvolvimentos relevantes desde então, bem como adaptar o acordo ao enfrentamento dos desafios atuais. A etapa final incluiu três rodadas presenciais de negociações em Buenos Aires, além de várias reuniões online.
A cerimônia de assinatura contou com a presença pelo Mercosul: o Ministro das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Argentina, Gerardo Werthein; pelo Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira; pelo Ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Mario Lubetkin; e pela Vice-Ministra de Relações Econômicas e Integração do Paraguai, Patricia Frutos. Pela Efta, os signatários foram o Vice-Presidente da Suíça, Guy Parmelin; o Ministro da Cultura, Inovação e Ensino Superior da Islândia, Logi Már Einarsson; a Ministra do Comércio e Indústria da Noruega, Cecilie Myrseth; e o Embaixador Frank Buechel em nome do Liechtenstein.