• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Mesmo com pandemia, economia brasileira é otimista em relação a cresente do PIB em 2021

Mesmo com pandemia, economia brasileira é otimista em relação a cresente do PIB em 2021

Os impacto do agravamento da pandemia coronavírus foi menor do que o esperado no início do ano

Por Da Redação
Às

Mesmo com pandemia, economia brasileira é otimista em relação a cresente do PIB em 2021

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Analistas do mercado financeiro começam a revisar para cima as projeções da expansão da economia brasileira em 2021.  As novas estimativas indicam alta de até 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano. Os números são mais otimistas do que os do governo federal, que revisou a recuperação da economia para 3,5%. 

Ainda para os analistas, a vacinação continua sendo o grande desafio do país, que poderia crescer ainda mais caso houvesse maior tração na campanha de imunização. Todo o otimismo é impulsionado pela disparada dos preços de matéria-prima no mercado internacional, principalmente pelo minério de ferro e pela soja. 

Dados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considera a prévia do PIB, mostraram alta de 2,3% da economia no primeiro trimestre, mas o  resultado só será revelado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1º de junho. 

Em entrevista para o portal Jovem Pan, Carlos Kawall, diretor da ASA Investments e ex-secretário do Tesouro Nacional, explica como todos os fatores refletem para que a economia brasileira encerre o ano com alta.  “É uma história de surpresas positivas. O PIB do quarto trimestre nos surpreendeu e jogou o carrego da economia lá para cima. Estamos vendo uma alta de 0,4% no primeiro trimestre e 0,1% no segundo. Já para o terceiro e quarto, projetamos uma alta de 1% cada”, diz Kawall.

Já em 2022, as analises apontam uma alta de aproximadamente 2%, pois acreditam que o desempenho da economia vai depender se as estimativas para este ano serão mesmo alcançadas. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.