Metrô adota sistema de desinfecção com névoa seca para combater Covid-19 nos vagões
Nova tecnologia será aplicada em vagões de Salvador e Lauro de Freitas

Foto: Mateus Pereira/GOVBA
O sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas adotou uma nova tecnologia para a desinfecção dos 40 vagões. Devido ao aumento de casos da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o objetivo da medida é conter a propagação do vírus. A novidade consiste na aplicação de uma névoa seca com resistência para eliminar microorganismos num período de até 72 horas. O produto é aplicado todos os dias nas quatro estações de transbordo do metrô entre uma viagem e outra.
De acordo com o coordenador de tráfego da CCR Metrô Bahia, Rodrigo Oliveira, o produto aplicado é hipoalergênico. Ele disse ainda que o produto não é tóxico e que a aplicação da névoa seca leva em média cinco minutos, sendo dois para a aplicação e mais três para que o produto se dissipe no ar.
“Essa é uma inovação que a CCR trouxe para Salvador e para complementar o processo de limpeza diário que já é realizado. A desinfecção consiste na aplicação de uma névoa, que é um produto natural, que se dissipa por todo o ambiente e que tem um poder de penetração muito alto. A névoa chega a locais que um pano, por exemplo, não alcança. O produto adere às superfícies e mata o novo coronavírus, germes e outras bactérias”, disse.
Ainda segundo ele, o produto já foi atestado pelo Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e teve a utilização aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Todos os trens passam por essa higienização. Nos horários de menor movimento é realizado no próprio terminal e os usuários têm a possibilidade de ver esse trabalho de limpeza. Para nós é importante, pois transmite confiança às pessoas para utilizar o nosso sistema. Temos um transporte seguro para ser utilizado todos os dias”, afirmou.
Além do produto para a desinfecção dos vagões, os cuidados com a higienização também foram reforçados nas estações do metrô. De acordo com o coordenador, foi intensificada a limpeza de áreas comuns, corrimãos de escadas rolantes e fixas, linhas de bloqueios, elevadores, bilheterias, catracas, máquinas de autoatendimento, disponibilização de álcool gel 70°C.


