Militares doam sangue para reforçar estoques de hemocentros
Ação beneficiará Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia

Foto: Reprodução
Militares da Marinha, do Exército, da Aeronáutica fizeram nesta quarta-feira (11) uma doação voluntária de sangue. Ao todo, 780 profissionais participaram da ação.
A iniciativa faz parte da campanha de doação de sangue para a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia. Em publicação, a Marinha ressaltou que "desde o início da pandemia, essa foi a 16ª participação de militares."
Por causa da pandemia da covid-19, a doação de sangue no Brasil apresentou uma queda de 10% em 2020. Os dados são comparados com 2019, que totalizou 3,27 milhões de doações contra as 2,95 milhões de doações no ano passado, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde.
A doação de sangue é segura, não trazendo risco ao doador, e também rápida, feita em menos de uma hora. O interessado doa 450 ml de sangue que são repostos pelo organismo em 24 horas.
Essa mesma quantidade faz uma diferença significativa na vida de até quatro pessoas necessitadas.
Doação em Salvador
Em algumas unidades, as doações de sangue devem ser feitas por meio de agendamento prévio. Em Salvador, cinco unidades da Hemoba fazem a coleta da bolsa de sangue. [Confira aqui]
Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos incompletos, estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, e não fumar por, pelo menos, duas horas.