Ministério da Agricultura regulamenta uso de drones na agropecuária

Equipamento poderá ser usado para aplicação de agrotóxicos, fertilizantes entre outras substâncias

Por Da Redação
Às

Ministério da Agricultura regulamenta uso de drones na agropecuária

Foto: Divulgação/Mapa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) regulamentou o uso de drones para as atividades agropecuárias através da Portaria n° 298 publicada no Diário Oficial da União.

A operação dos drones serão destinados a aplicação de agrotóxicos, adjuvantes, fertilizantes, inoculantes, corretivos e sementes.

De acordo com a pasta, o objetivo é simplificar os procedimentos e adequar as exigências legais às especificidades da tecnologia. No entanto, o equipamento deve estar  regularizado junto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Ainda conforme a nota, a segurança operacional deve envolver todo o processo de aplicação, desde o preparo da substância, o monitoramento das condições ambientais e o registro e arquivamento dos dados, de forma que possam ser auditados, sempre que necessário.

“Esperamos que a normativa traga a segurança jurídica necessária para os operadores, ao mesmo tempo que garanta a harmonização e a segurança das operações e uso responsável da tecnologia. A norma também servirá como um ‘norte’ para a coordenação e a fiscalização das atividades, tanto por parte do Mapa, como por parte dos órgãos estaduais, responsáveis pela fiscalização do uso de agrotóxicos”, disse a chefe da Divisão de Aviação Agrícola, Uéllen Lisoski.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário