• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Ministério da Saúde afirma que Coronovac não será usada em campanha de vacinação de 2022

Ministério da Saúde afirma que Coronovac não será usada em campanha de vacinação de 2022

A baixa efetividade em idosos acima de 70 e a falta de registro definitivo da Anvisa, são as causas

Por Da Redação
Às

Ministério da Saúde afirma que Coronovac não será usada em campanha de vacinação de 2022

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF/ Agência Brasil

O Ministério da Saúde declarou à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 que não irá utilizar o imunizante CoronaVac na campanha de vacinação do próximo ano. Isso se deve à baixa efetividade em idosos acima de 70 anos e à falta de registro definitivo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Segundo Danilo de Souza Vasconcelos, diretor de Programa da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, e Rosana Leite de Melo, secretária do mesmo setor, informaram à CPI, quando questionados sobre o porquê da descontinuidade do uso da vacina em 2022, que, até o momento, “a autorização (da CoronaVac) é temporária de uso emergencial, que foi concedida para minimizar, da forma mais rápida possível, os impactos da doença no território nacional”, disseram os servidores. 

No Brasil, somente as vacinas da Pfizer-BioNTech e da Astrazeneca/Fiocruz tem o registro de uso definitivo emitido pela Anvisa. A CoronaVac e a Janssen possuem conseguiram apenas a autorização para uso emergencial. 

Outro ponto apontado pelos servidores para abandonar o uso da Coronavac é a baixa efetividade. Nos adultos acima de 70 anos, a eficácia da vacina é de somente 42%, de acordo com um estudo preliminar realizado em maio e conduzido por pesquisadores brasileiros reunidos no grupo Vaccine Effectiveness in Brazil Against COVID-19 (Vebra Covid-19) e apoiado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.