Ministério da Saúde anuncia intenção de importar 10 milhões de doses da vacina russa Sputnik V

Compra só será concretizada se a Anvisa aprovar o uso emergencial da vacina

[Ministério da Saúde anuncia intenção de importar 10 milhões de doses da vacina russa Sputnik V]

FOTO: Reuters

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, anunciou nesta sexta-feira (5), a intenção de comprar 10 milhões de doses da vacina Sputnik V contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, importadas da Rússia.  A informação foi divulgada pelo ministério.

Contudo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) precisa antes liberar o uso emergencial da vacina  e o governo federal precisa considerar o preço "competitivo". Elcio comunicou a intenção a representantes do laboratório União Química, que deverá produzir o imunizante no Brasil, em uma fábrica no Distrito Federal. Também nesta sexta (5), a pasta afirmou que pretende comprar doses da Sputinik V fabricadas pelo laboratório em território nacional.

O interesse do governo pela Sputnik V aumentou depois de a Anvisa ter retirado a exigência de estudos de fase 3 conduzidos no Brasil para aprovação de uso emergencial das vacinas contra a Covid-19. Até então, os estudos da fase 3 tinham que ter sido feitos obrigatoriamente no país, o que não aconteceu com a Sputnik V. Neste momento, apenas as vacinas de Oxford e da Sinovac foram aprovadas emergencialmente e estão sendo aplicadas na população brasileira. Dessas duas, só a Oxford publicou resultados preliminares em uma revista científica de seus testes de fase 3.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!