Ministério da Saúde confirma 14 casos de intoxicação por metanol e investiga 181
São Paulo lidera em número de casos, com 162 registros

Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo
O mais recente boletim do Ministério da Saúde, divulgado na noite de sábado (4), aponta 195 notificações de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica no Brasil. Desse total, 14 casos foram confirmados e 181 ainda estão em investigação.
São Paulo concentra a maioria das ocorrências, com 162 registros, sendo 14 confirmados e 148 em apuração.
Há ainda notificações em outros estados: 11 em Pernambuco; 5 em Mato Grosso do Sul; 3 no Paraná; 2 na Bahia; 2 em Goiás; 2 no Rio Grande do Sul; e um caso em cada nos estados do Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia, Piauí, Rio de Janeiro e Paraíba.
Até agora, 13 mortes foram associadas às intoxicações, sendo uma já confirmada em São Paulo. As demais estão sob investigação: 7 em São Paulo, 3 em Pernambuco, 1 na Bahia e 1 em Mato Grosso do Sul.
Emergência
Diante do avanço dos casos, o Ministério da Saúde determinou, na quarta-feira (1º), a notificação imediata de todas as suspeitas.
O governo também iniciou a distribuição de etanol farmacêutico, usado no tratamento de intoxicações por metanol, a estados que solicitaram reforço no estoque.
Na primeira remessa, foram enviadas 580 ampolas: 240 para Pernambuco, 100 para o Paraná, 90 para a Bahia, 90 para o Distrito Federal e 60 para Mato Grosso do Sul.
LEIA MAIS:
•Número de casos suspeitos de contaminação por metanol sobe para 127 em 12 estados, diz ministro
•Após casos suspeitos, Bahia recebe antídoto contra intoxicação por metanol
•Salvador registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol
•Primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol na Bahia é registrado em Feira de Santana