Ministério da Saúde lança campanha de combate ao mosquito causador da dengue
Governo afirma que é preciso estar atento mesmo em período de pandemia

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, lançou nesta terça-feira (30), a campanha “Combata o mosquito todo dia”, que luta contra o Aedes Aegypti, causador da dengue e de outras doenças.
O secretário de Vigilância em Saúde (SVS), Arnaldo Medeiros, ressalta a necessidade de continuar vigilante com outras doenças, mesmo no momento da crise sanitária da Covid-19.
“Entendemos que como o mosquito é o vetor de várias doenças, se o combatermos, reduziremos a incidência das enfermidades que ele causa. Precisamos estar atentos e vigilantes”, afirmou.
Já o secretário da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes), Sérgio Okane, afirma que é importante também a colaboração da população, como evitando deixar água parada.“É importante que cada um, na sua casa, faça o seu papel de proteção e entenda que não está protegendo só a sua família, mas sim o bairro e a cidade”, afirmou.
Especialmente na chegada do verão, a expectativa do Ministério é evitar a proliferação do mosquito, já que os casos afetam a saúde pública e não existe tratamento específico nem vacina que impeça a dengue e outras doenças causadas.
Na comparação com 2020, a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) aponta uma queda em número de casos e mortes neste ano por dengue. Sendo notificados, até novembro, 494.992 casos ante 927.060 do mesmo período do ano anterior. Em mortes, a doença apresenta uma queda de 62% dos óbitos confirmados.
Além disso, a Zika também apresentou uma queda em número de casos, de 17,6%. Nenhuma morte foi apontada.
Já a Chikungunya apresentou um aumento no número de casos, mas uma queda no de mortes, de 64%. Este ano, foram registrados 90.147 casos e 10 óbitos em todo o país.