Ministério da Saúde negocia antecipação de mais 7 milhões de vacinas contra Covid-19
Segundo pasta, doses serão destinadas para vacinação infantil

Foto: Agência Brasil
A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, afirmou nesta sexta-feira (6), em coletiva, que a pasta está negociando com a Pfizer o adiantamento de 7,7 milhões de doses de vacinas pediátricas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. "A gente herdou o contrato passado da Pfizer. Nós não temos doses agora. A previsão é de entrega no fim de janeiro. Vamos negociar para tentar antecipar", afirmou Ethel.
No final do ano passado, o Ministério da Saúde informou detalhes da compra de mais de 60 milhões de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer, que atingiram um total de 150 milhões, dos quais 81 milhões já foram entregues no ano passado. Para 2023, até o segundo trimestre, 69 milhões de doses remanescentes devem ser entregues.
Esse número inclui vacinas bivalentes para pessoas acima de 12 anos e imunizantes monovalentes para crianças de 6 meses a 11 anos. Neste momento, não há estoque disponível para duas faixas etárias pediátricas: de 6 meses a 4 anos e de 5 a 11 anos. Segundo Ethel, são 3,2 milhões de doses esperadas para o primeiro grupo e 4,5 milhões para o segundo.