Ministra do Turismo da Indonésia lamenta morte de Juliana Marins: "Esperamos que este seja o último incidente"
Brasileira morreu no último sábado (21), após cair durante uma trilha em um vulcão na Indonésia

Foto: Reprodução/Redes sociais
A ministra do Turismo da Indonésia, Widiyanti Putri Wardhana, lamentou, nesta quarta-feira (26), a morte de Juliana Marins, brasileira de 26 anos que morreu após cair durante uma trilha no vulcão Rinjani, na Indonésia.
Durante entrevista coletiva, Widiyanti afirmou esperar que o acidente com a brasileira seja o último em pontos turísticos indonésios.
"Esperamos sinceramente que este seja o último incidente. Nossa meta é atingir zero acidentes em todos os destinos turísticos da Indonésia. Mesmo um único incidente pode impactar significativamente a imagem do nosso turismo aos olhos do mundo", declarou a ministra.
A ministra também se solidarizou com a família de Juliana e ressaltou que o governo da Indonésia está em contato com a embaixada brasileira para fornecer informações precisas e transparentes.
O caso
Juliana Marins caiu durante uma trilha no Monte Rinjani, na Indonésia, no último sábado (21) e foi encontrada morta na terça-feira (24), cerca de 600 metros abaixo da trilha. O corpo da jovem foi içado pela equipe de resgate nesta quarta-feira (25).
Nesta quarta-feira, a família de Juliana compartilhou uma nota no Instagram em que afirma que a jovem "sofreu uma grande negligência por parte da equipe de resgate". "Se a equipe tivesse chegado até ela dentro do prazo estimado de 7h, Juliana ainda estaria viva", diz a nota.
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) informou que não poderá custear o traslado do corpo da brasileira. De acordo com o órgão, a responsabilidade pelo traslado dos corpos de brasileiros falecidos no exterior é da família e não pode ser assumida com recursos públicos. A decisão segue o que está previsto no §1º do artigo 257 do Decreto 9.199/2017.
No entanto, o ex-jogador de futebol Alexandre Pato se prontificou a custear todos os gastos que a família tenha para trazer o corpo de Juliana de volta ao Brasil.
Leia também:
Corpo de Juliana Marins, encontrada morta em vulcão na Indonésia, é içado
Helicóptero não consegue chegar a brasileira presa em trilha na Indonésia