Ministro da Educação diz que estuda perdoar dívidas do Fies
Proposta tem sido apontada pelo PT

Foto: Divulgação
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou na última quarta-feira (20) em audiência na Câmara dos Deputados nesta que a pasta analisa a possibilidade de perdoar as dívidas dos alunos do Fies. “Aquilo que depender do MEC estamos caminhamos juntos. Nesse ponto eu me alinho com o seu pensamento e sua preocupação com os mais vulneráveis. Nós estamos estudando isso”, disse.
A declaração foi em resposta ao deputado federal baiano Jorge Solla (PT), que questionou o ministro sobre a possibilidade.
A taxa de inadimplência do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) tem aumento. Em junho deste ano, de 1.996.082 contratos já na fase de pagamento da dívida, 1.040.484 (52,1% do total) tinham atraso de mais de 90 dias nas prestações, segundo dados divulgados semestralmente pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
De acordo com o órgão, o saldo devedor de todos os quase 2 milhões de contratos em fase de pagamento é de R$ 71,9 bilhões, mas o montante que já deveria ser pago e que está em atraso era de R$ 6,6 bilhões em junho.