Ministro da Infraestrutura concorda com fim da pesagem por eixo
Tarcísio de Freitas se refere a antiga reivindicação de caminhoneiros autônomos e transportadoras

Foto: Agência Brasil
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse nesta segunda-feira (25), que mudou de opinião e, agora, é defende o fim da pesagem por eixo, uma antiga reivindicação de caminhoneiros autônomos e transportadoras. “Está na hora de fazermos uma mudança e acabarmos com a pesagem por eixo, passando a pesar o peso bruto total [do veículo carregado com a carga]”, disse Tarcísio de Freitas ao participar de um seminário virtual com investidores do banco Santander, esta manhã.
De acordo com o ministro, a pesagem total do veículo é mais adequada às propostas de modernização do setor que preveem o fim dos postos fiscais em rodovias e o uso de sensores eletrônicos que permitam a pesagem dos caminhões em movimento.
Freitas lembrou ainda que, desde maio de 2019, está sendo experimentado, no Espírito Santo, o projeto piloto do Documento Eletrônico de Transporte (DT-e), que visa simplificar procedimentos administrativos, substituindo vários documentos em papel por um único documento eletrônico que reúna todas as informações necessárias à viagem. Caso a medida seja aprovada, a iniciativa irá não só acabar com as longas filas de espera nos postos de pesagem, como reduzir a necessidade de postos fiscais.