Ministro da Saúde analisa implementação de medicamentos á base de canabidiol no SUS

Na última terça (3), a Anvisa liberou a venda dos medicamentos em farmácias e drogarias do país

[Ministro da Saúde analisa implementação de medicamentos á base de canabidiol no SUS]

FOTO: Divulgação | Unsplash

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta revelou em entrevista à Folha de São Paulo, que o ministério deve avaliar a inclusão de medicamentos á base de canabidiol no Sistema Único de Saúde (SUS).

Na última terça-feira (3), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a venda de medicamentos à base de cannabis em farmácias e drogarias de todo o país, mediante prescrição médica. 

A inclusão dos medicamentos no SUS seria apenas para pacientes que possuem "demonstração técnico-científica" do uso, segundo o ministro.

Dentre os casos que demonstraram necessidade pelo uso de medicamentos à base da erva estão: epilepsia, autismo, dor crônica e doença de Parkinson.

O alto custo dos medicamentos equivalente a R$ 1.200 ao mês e o aumento de ações judiciais para a liberação deles também é um dos fatores apontados pelo Ministério para a ampliação da concessão.

Ainda segundo o ministro, a pasta, junto com os conselhos federais de farmácia e medicina, devem debater os impactos da decisão da Anvisa.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!