Moeda chinesa atinge menor nível em dois anos em relação ao dólar
O yuan pode recuar ainda mais à medida que o PBoC se organiza para combater a desaceleração econômica e uma grave crise imobiliária

Foto: Banco Popular da China/Reprodução/Agência Brasil
O valor do yuan apresentou um declínio ao menor nível frente ao dólar em dois anos. Esse resultado ainda pode cair à medida que o Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês) se organiza para combater a desaceleração econômica e uma grave crise imobiliária.
Nesta terça-feira (23), o yuan foi negociado a 6,86 por dólar no grande controlado mercado onshore da China, chegando a patamares vistos pela última vez em agosto de 2020, de acordo com a FactSet.
No mercado da empresa americana, onde os negócios são menos controlados, a moeda chinesa enfraqueceu para cerca de 6,88 por dólar, registrando uma queda acumulada no ano para mais de 8%.
A última liquidação do yuan foi influenciada, em parte, pela continuidade da valorização do dólar. Além disso, ela foi deflagrada por uma recente série de dados que apontam fragilidade na economia da China.
Desde a semana passada, o PBoC vem reduzindo suas principais taxas de juros em tentativa de reavivar a recuperação econômica da China. No entanto, os cortes têm sido prejudiciais para o valor do yuan frente ao dólar porque o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) vem seguindo na direção contrária.