Monumentos de Salvador aderem ao Julho Verde com iluminação especial

Iniciativa alerta sobre o diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço

[ Monumentos de Salvador aderem ao Julho Verde com iluminação especial]

FOTO: Jefferson Peixoto/Secom

Monumentos e prédios de Salvador recebem iluminação verde, como forma de chamar a atenção da população à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço.

A iniciativa pode ser conferida em vários pontos da capital, como no Elevador Lacerda, no Farol da Barra e nas fontes luminosas da Praça da Sé, Campo Grande e Nossa Senhora da Luz, na Pituba, além de hospitais.

Lucas Silva, coordenador do serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Aristides Maltez e do Hospital da Mulher, revela ainda que o câncer de boca e laringe ocupam o quinto lugar em incidência nos homens. Já nas mulheres, o câncer de tireóide ocupa o quinto lugar.  “Os principais fatores de risco são o tabagismo, o consumo de álcool e as infecções por HPV”, revela o especialista.

Os tumores de cabeça e pescoço podem ser assintomáticos no princípio da doença. Com o seu desenvolvimento, alguns sinais e sintomas podem aparecer, como manchas brancas na boca, dor local, lesões com sangramento ou cicatrização demorada, nódulos no pescoço, mudança na voz e rouquidão, e dificuldade para engolir.


 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!