Moraes autoriza coronel Jorge Naime a frequentar cultos religiosos aos domingos
Militar investigado por omissão nos atos de 8 de janeiro permanece em liberdade provisória

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
O coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) vai poder participar de cultos religiosos aos domingos. A decisão é do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Naime, ex-chefe do Departamento de Operações da PM-DF, responde por suposta omissão e descumprimento de ordens durante os ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.
Preso preventivamente em fevereiro de 2023, o coronel obteve liberdade provisória em maio de 2024. Desde então, cumpre medidas cautelares como recolhimento domiciliar e uso de tornozeleira eletrônica.
Na decisão, Moraes considerou razoável permitir a participação em atividades religiosas semanais, mantendo, no entanto, as demais restrições. Para o ministro, as medidas cautelares seguem sendo "necessárias e adequadas".
Julgamento
A Primeira Turma do STF inicia, na próxima sexta-feira (8), o julgamento virtual de Naime e outros oficiais da cúpula da PM-DF acusados de omissão nos atos golpistas. A Procuradoria-Geral da República (PGR) também os denunciou por tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e dano qualificado.