Moraes vota para tornar réus mais 70 denunciados por atos do 8 de janeiro em Brasília

Julgamento começou nesta sexta (2) e tem prazo de 7 dias para que os demais ministros do STF apresentem seu voto

[Moraes vota para tornar réus mais 70 denunciados por atos do 8 de janeiro em Brasília]

FOTO: Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes votou nesta sexta-feira (2) para tornar réus mais 70 denunciados por envolvimento na invasão e depredação dos prédios da praça dos Três Poderes, que fica em Brasília, no dia 8 de janeiro. Este é o sétimo bloco de julgamentos sobre o caso, que irá acontecer de forma virtual até a próxima sexta (9).

No modelo deste sistema, não há discussão. Se houver um pedido de vista, o julgamento será suspenso, e, caso ocorra um pedido de destaque, a decisão será levada ao plenário físico do tribunal.

De acordo com Moraes, a Constituição não permite a propagação de ideias contrárias à ordem constitucional. Para o magistrado, há, nos casos, a ocorrência dos denominados delitos multitudinários que são aqueles praticados por um grande número de pessoas, em que o vínculo é amplificado.

Moraes afirmou que “Não é qualquer manifestação crítica que poderá ser tipificada pela presente imputação penal, pois a liberdade de expressão e o pluralismo de ideias são valores estruturantes do sistema democrático, merecendo a devida proteção. A livre discussão, a ampla participação política e o princípio democrático estão interligados com a liberdade de expressão, tendo por objeto não somente a proteção de pensamentos e ideias, mas também opiniões, crenças, realização de juízo de valor e críticas a agentes públicos, no sentido de garantir a real participação dos cidadãos na vida coletiva.”

O ministro citou ainda que são inconstitucionais as condutas e manifestações que tenham a nítida finalidade de controlar ou mesmo aniquilar a força do pensamento crítico, indispensável ao regime democrático.

As denúncias fazem parte de vários inquéritos que estão tramitando na Corte. Um deles apura o planejamento e a responsabilidade intelectual das invasões. Já outro investiga os participantes da invasão que não foram presos em flagrante durante os atos extremistas às sedes dos Três Poderes.

Na segunda-feira (29), a Corte tornou réus 131 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por terem instigado os atos extremistas.

Do 1° ao 7° julgamento a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou 1.390 denúncias ao STF.

Com as denúncias recebidas, agora serão instauradas ações penais. Os processos, então, terão seguimento com a fase de coleta de provas, que inclui os depoimentos das testemunhas de defesa e acusação. Logo após, o STF julgará se condena ou absolve os acusados, o que não tem prazo específico para ocorrer.


Comentários