Morre aos 64 anos mestre Barba Branca, um dos maiores representantes da capoeira na Bahia
Capoeirista enfrentava problemas em decorrência de um AVC

Foto: Reprodução
Morreu aos 64 anos, Gilberto Reis Ferreira dos Santos Filho, mais conhecido como mestre Barba Branca, no último sábado (13), em Salvador. O capoeirista enfrentava problemas decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), sofrido em 2019, além de uma cirrose hepática.
O velório está previsto para acontecer neste domingo (14) no Cemitério Bosque da Paz. O corpo será sepultado às 16h30. Barba Branca deixa uma esposa e três filhos.
Um dos mais importantes nomes da capoeira na Bahia, ele era ex-presidente e um dos fundadores da Associação Brasileira de Capoeira Angola (ABCA), nos anos de 1990. A relação com a capoeira teve inicio com o mestre Traíra e o mestre João Pequeno.
Barba Branca foi um dos difusores da capoeira angolana na Argentina, Uruguai e França, por meio do Grupo de Capoeira Angola do Cabula, fundado por ele, possui uma filial.
Na Bahia, o grupo tinha uma parceria com o Terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, em Salvador, sob o comando da ialorixá Mãe Stella de Oxóssi. O grupo ensinava o esporte às crianças e adolescentes da comunidade do bairro de São Gonçalo.