• Home/
  • Notícias/
  • Cultura/
  • Morre Laura Cardoso, um dos maiores nomes da TV e do teatro no país, aos 98 anos

Morre Laura Cardoso, um dos maiores nomes da TV e do teatro no país, aos 98 anos

A atriz será velada no Funeral Home, na Bela Vista, das 8h à 14h desta terça (18).

Por FolhaPress
Às

Morre Laura Cardoso, um dos maiores nomes da TV e do teatro no país, aos 98 anos

Foto: Angelo Pastorello/ Ed.Globo

Morreu, aos 98 anos, a atriz Laura Cardoso, um dos maiores nomes do teatro e da televisão brasileiros. A informação foi confirmada pelas redes sociais da artista, onde ela mantinha contato frequente com os fãs.

"Nossa grande estrela se despediu de nós", escreveu Fernado Faria, bisneto da atriz. "Laura Cardoso estará para sempre em nossos corações. Obrigada por tudo, nossa amada e eterna Laura Cardoso." A causa da morte não foi divulgada.

Filha de ex-camponeses da região portuguesa de Trás-os-Montes, durante a infância Laurinda de Jesus (Laura) Cardoso morou em um cortiço no bairro popular do Bexiga, em São Paulo.

O prazer de ler para seus pais e, mais tarde, o orgulho de ser requisitada para recitar para as colegas de ginásio, no colégio de freiras, despertaram seu interesse para as artes cênicas.

Iniciou a carreira na Rádio Cosmos com 16 anos, onde atuou em programas de auditório, humorísticos e radionovelas. Em 1946 estava na Rádio Tupi quando conheceu o ator, diretor e roteirista Fernando Balleroni (1922-1980), seu futuro marido. Logo os dois foram para a Rádio Bandeirantes, tempo em que também, com seu grupo de radioteatro, faziam pequenos esquetes em circos da periferia, às vezes sem remuneração. Em 1948, destacou-se como a menina Laurinha de "Ciranda, Cirandinha", na Rádio Cultura.

De volta à Tupi, fez radionovelas com direção de Otávio Gabus Mendes. Começou a atuar na televisão da emissora em 1952, com "Tribunal do Coração". Por cerca de 15 anos compôs o elenco fixo de teleteatro transmitido ao vivo. Em "TV de Vanguarda", "TV de Comédia" e "Grande Teatro Tupi", adaptações de clássicos da literatura para a pequena tela tiveram direção de Cassiano Gabus Mendes, Vida Alves, Wanda Kosmo e Walter George Durst, entre outros.

Em 1966-67, em temporada carioca, encenou na TV Rio e Excelsior. Novamente em São Paulo, atuou na Bandeirantes e Tupi até fazer uma sequência de novelas na Record, incluindo "As Pupilas do Senhor Reitor". Na fase final da Tupi, Laura trabalhou em "Os Inocentes" e "Ídolo de Pano", entre outras.

Laura estreou na TV Globo em "Brilhante"(1981), de Gilberto Braga. Interpretou papéis em mais de 20 telenovelas globais, como os remakes "Mulheres de Areia", "A Viagem" e "Irmãos Coragem" (1993-95), "Explode Coração", a primeira novela gravada no complexo cenográfico Projac, e "Caminho das Índias" (2009). Reviveu os tempos de rádio ao narrar "Hoje É Dia de Maria" (2005), minissérie dirigida por Luiz Fernando Carvalho.

Até 2016, a atriz atuou na peça "A Última Sessão", de Odilon Wagner, no papel de uma psicanalista. Começou no teatro adulto em 1959, com "Plantão 21", de Sidney Kingsley, dirigido por Antunes Filho. Com o mesmo diretor fez "Vereda da Salvação" (versão de 1993). Recebeu diversos prêmios pela atuação em "Vem Buscar-me que Ainda Sou Teu" (1991), dirigida por Gabriel Vilella.

Viveu um papel marcante no cinema em "Terra Estrangeira", de Walter Salles e Daniela Thomas (1996). Foi premiada no Festival de Recife ao fazer a protagonista de "Através da Janela" (2000), de Tata Amaral, e venceu na categoria de melhor coadjuvante pela atuação em "O Outro Lado da Rua" (2004), de Marcos Bernstein, no Grande Prêmio Cinema Brasil.

Durante os 82 anos de vida artística, a atriz sempre buscou a fidelidade ao texto dramático: "Primordial é respeitar o que o autor quer, não se pode desrespeitar o texto que foi escrito". Dizia que quando o personagem se define para o ator é preciso seguir firme no rumo, "para levar a pancada ou o beijo". Porém, "sem a bênção dos deuses do teatro é melhor cair fora, porque não dá em nada".

Sua última novela foi "A Dona do Pedaço", de 2019. A atriz foi uma das homenageadas no programa "Tributo", da Globo, em 2024. No cinema, lançou em 2025 o curta-metragem "Dona Rosinha", dirigido por Kk Araújo, sobre uma idosa abandonada pela filha em um ponto de ônibus.

A atriz será velada no Funeral Home, na Bela Vista, das 8h à 14h desta terça.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.