Mourão defende fortalecimento de Ibama e ICMBio para fiscalização ambiental

Vice-presidente esteve em comissão na Câmara dos Deputados

Por Da Redação
Ás

Mourão defende fortalecimento de Ibama e ICMBio para fiscalização ambiental

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (24), o vice-presidente Hamilton Mourão defendeu a necessidade de fortalecimento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

Mourão afirma que "não resta a mínima dúvida de que precisamos, urgentemente, recuperar a capacidade operacional das agências ambientais". 

Presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, órgão responsável por coordenar e acompanhar a implementação das ações públicas federais de proteção e desenvolvimento da região, Mourão esteve na comissão para falar sobre o desmatamento ilegal e a participação das Forças Armadas em ações de combate aos ilícitos ambientais na região. 

De acordo com Mourão, o resultado negativo e o aumento das queimadas se dão devido à falta de integração entre atores como as Forças Armadas, Ibama, ICMBio, ministérios e agências.

"No primeiro momento, as operações não foram bem-sucedidas devido à falta de conversa entre os elementos das Forças Armadas e das agências ambientais, seja o Ibama, o ICMBio ou a Funai. Íamos operar na área x e, na hora, não aparecia ninguém do Ibama para multar [os infratores], não vinha o pessoal do ICMBio, da Funai. Houve muita dificuldade", afirmou, citando a Operação Sumaúma como responsável pelo alinhamento do trabalho.

Questionado sobre a necessidade de contratar servidores públicos e a adesão de equipamentos para o IBAMA  e o ICMBio, Mourão afirma que o país enfrenta uma crise e não pode servir melhor o órgão.

"Óbvio que, se tivéssemos todas as nossas agências ambientais operando nas melhores condições, com todos os recursos disponíveis, o processo seria mais eficiente. Agora, quando estamos enfrentando uma crise e, momentaneamente, não temos condições de utilizá-las da melhor forma possível, quem é que aparece com uma massa de manobra disponível? São as Forças Armadas", concluiu.

Recentemente, um concurso público foi liberado a fim de contratar novos servidores para o Ibama e para o ICMBio. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.