MP-BA denuncia 21 integrantes de organização criminosa pelos crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Investigação aponta estrutura hierarquizada com atuação em Canavieiras, Una, Uruçuca e Itabuna

Foto: MP-BA/Divulgação
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ofereceu, nessa terça-feira (7), uma denúncia contra 21 integrantes de um grupo investigado por tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de capitais com atuação no sul da Bahia.
A ação ocorre com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco Sul) e da Promotoria de Justiça Criminal de Canavieiras.
A denúncia foi feita após investigação conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) de Ilhéus, no âmbito da Operação Salitre. Todos os denunciados estão presos.
Conforme a denúncia apresentada pelo MP-BA, o grupo criminoso possuía estrutura organizada, divisão de funções e atuação contínua entre os anos de 2023 e 2026, com ramificações nos municípios de Canavieiras, Una, Uruçuca e Itabuna. As investigações apontam que a organização atuava no tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, ocultação de bens e outros crimes correlatos.
Ainda segundo a denúncia, a organização possuía núcleos distintos, responsáveis pela liderança e gerenciamento das atividades criminosas, pela execução operacional do tráfico e pela movimentação financeira dos recursos ilícitos. A
As investigações identificaram um sistema estruturado para distribuição de entorpecentes, controle territorial, arrecadação de valores, transporte de drogas e lavagem de capitais por meio de contas bancárias de terceiros, depósitos fracionados e transações financeiras incompatíveis com a renda declarada dos investigados.
As provas reunidas permitiram identificar a estrutura da organização criminosa, as funções exercidas por cada denunciado e o fluxo financeiro utilizado para ocultar recursos provenientes do tráfico de drogas.


