MP vai solicitar detalhes do planejamento policial para operação no Jacarezinho
Órgão apura se houve violações aos direitos humanos durante a ação

Foto: Reprodução
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro vai solicitar nesta segunda-feira (10) todo o planejamento feito pela Polícia Civil para atuar na comunidade do Jacarezinho, na zona norte. Segundo a CNN Brasil, o MP também vai pedir o plano de voo do helicóptero blindado, usado no dia da operação. O órgão vai apurar se houve violação dos direitos humanos durante as ações.
À CNN, o delegado e subsecretário de Planejamento e Integração Operacional da Polícia Civil do RJ destacou preocupação com os locais da operação ser próximo de escolas e trem. “A gente trabalha de forma técnica e não com emoção. O policial tem compromisso com cada disparo que ele faz. Nós temos imagens, que irão fazer parte dos autos dessa investigação, com diversas casas sendo alvejadas a ermo, eles (traficantes) simplesmente atirando em qualquer direção, inclusive jogando granadas no percurso dos policiais, isso já foi até difundido.”
Na última sexta-feira (7), o MP enviou peritos para acompanhar a necropsia nos 27 mortos durante a ação policial. O trabalho do médico legista e de identificação dos corpos só terminou mais de 48 horas após os confrontos, no fim da tarde de sábado (8).
No total, 28 pessoas morreram, entre elas, o policial civil, que foi atingido na cabeça.