• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • MPF investiga exclusão dos campos "identidade de gênero" e "orientação sexual” no Censo 2022

MPF investiga exclusão dos campos "identidade de gênero" e "orientação sexual” no Censo 2022

Pesquisa é realizada pelo IBGE

Por Da Redação
Às

MPF investiga exclusão dos campos "identidade de gênero" e "orientação sexual” no Censo 2022

Foto: Divulgação

O Ministério Público Federal (MPF) vai apurar a exclusão dos campos “identidade de gênero” e “orientação sexual” no Censo 2022. A investigação foi aberta pela Procuradoria da República no Acre após uma representação feita pelo Centro de Atendimento à Vítima (CAV) do Ministério Público do mesmo estado. O procurador regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) do MPF-AC, Lucas Costa Almeida Dias, pretende corrigir eventual erro na metodologia censitária.

Segundo ele, além dos campos de identificação, as pessoas que não se veem no binômio “feminino-masculino” também ficarão invisíveis e sem alcance de políticas públicas voltadas aos seus direitos fundamentais. A portaria de instauração do procedimento lembra ainda que a proteção à população LGBTQIA+ deve ser efetivada de todas as formas possíveis, diante da realidade de desigualdades e violência que coloca o Brasil no patamar dos países que mais registram crimes letais e intencionais contra a vida do grupo.

O Censo é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o órgão, mais de 71 milhões de endereços, em 5.570 municípios do país, serão visitados durante o Censo 2022. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.