MPF pede condenação de Weintraub por falas sobre universidades públicas

Ação foi enviada à 3 ª Vara de Justiça Federal do Distrito Federal

[MPF pede condenação de Weintraub por falas sobre universidades públicas]

FOTO: Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação de improbidade administrativa contra o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, em razão dos ataques às universidades públicas brasileiras com declarações “dolosamente incorretas ou distorcidas que tiveram o claro propósito de desacreditar o serviço prestado pelas instituições de ensino''. Na ação, a Procuradoria aponta que o ex-ministro agiu contra os princípios da moralidade, honestidade e lealdade às instituições. Além disso, o órgão pede a condenação de Weintraub ao pagamento de multa e a perda de direitos políticos.

O documento de 31 páginas enviado à 3a Vara de Justiça Federal do Distrito Federal cita as declarações de Weintraub à TV Jornal da Cidade Online, em novembro de 2019. Na ocasião, o então titular do MEC disse que há faculdades de química ‘desenvolvendo laboratórios de droga sintética, de metanfetamina’ porque, como a legislação determina, ‘a polícia não pode entrar nos campi’. “Você tem plantações extensivas de maconha em algumas universidades. A ponto de ter borrifador de agrotóxico”, afirmou o ex-ministro

“O aporte de recursos, investimentos em pesquisas, oferta de bolsas a acadêmicos, por parte de organismos internacionais ou instituições congêneres estrangeiras, depende sobretudo da boa imagem das instituições de ensino, notadamente as de graduação, o que deve ser objeto de defesa pelo Ministério da Educação. No entanto, quando um Ministro de Estado ataca deliberadamente as instituições públicas que ele deveria representar, depreende-se de sua conduta claro dano à imagem e à dignidade das comunidades que as compõem e, portanto, nítida violação dos princípios da moralidade e da lealdade às instituições, aos quais se sujeita o agente público”, registrou a Procuradoria na ação.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!