/

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

MPF processa União por "danos morais coletivos" causados pela Lava Jato

Notícias
Brasil

MPF processa União por "danos morais coletivos" causados pela Lava Jato

Processo aberto destaca que Sérgio Moro atuou "de modo parcial e inquisitivo"

Por Da Redação
MPF processa União por "danos morais coletivos" causados pela Lava Jato
Foto: Ueslei Marcelino

O Ministério Público Federal (MPF) em Mossoró (RN) apresentou uma ação civil pública contra a União por "danos morais coletivos causados pela atuação antidemocrática" do ex-juiz federal Sérgio Moro, na condução da Operação Lava Jato. O processo aberto destaca que o ex-magistrado atuou "de modo parcial e inquisitivo".

A ação, ajuizada na Justiça Federal da cidade, é de autoria dos procuradores da República Emanuel Ferreira e Camões Boaventura. 

Para o órgão, com isso, Moro teria demonstrado interesse em influenciar indevidamente as eleições presidenciais de 2018. O MPF lembra que, após o pleito, o juiz foi nomeado ministro da Justiça do governo atual.

Os procuradores também citaram o fato de Moro ter liberado, às vésperas do primeiro turno, por iniciativa própria, a inclusão nos autos da delação premiada de Antônio Palocci e sua divulgação. Segundo os autores da ação, naquele momento, o prazo para a instrução processual já havia se encerrado "e o próprio magistrado reconheceu que a delação não poderia ser levada em conta quando da sentença".

Os autores da ação ressaltam que, na posição de juiz federal, Moro apresentou comportamento que revela "sistemática atuação em violação à necessária separação entre as funções de julgar e investigar". Para os procuradores, ele também teria praticado "reiteradas ofensas contra o regime democrático".

Os procuradores requerem que a União "promova a educação cívica para a democracia no âmbito das Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAN) e da Escola Nacional do Ministério Público (ESMPU), a fim de prevenir que agentes do sistema de justiça atuem em prol de novos retrocessos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102