• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • MPF recomenda à ANS que assegure tratamento obrigatório de autismo a beneficiários de planos de saúde

MPF recomenda à ANS que assegure tratamento obrigatório de autismo a beneficiários de planos de saúde

Comunicado deve ressaltar que é ilegal qualquer limitação do número de sessões com especialistas

Por Da Redação
Ás

MPF recomenda à ANS que assegure tratamento obrigatório de autismo a beneficiários de planos de saúde

Foto: Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) enviou à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) recomendação para que o tratamento obrigatório de autismo para beneficiários de planos de saúde seja garantido. O documento dá o prazo de dez dias para que o órgão regulador providencie ampla divulgação e esclareça aos planos de saúde sobre a obrigatoriedade de arcar com número ilimitado de sessões com psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos ou fisioterapeutas, conforme a indicação médica.

A recomendação diz ainda que o comunicado da ANS deve incluir as terapias aplicadas no ABA (Applied Behavior Analysis). Também conhecido como Análise do Comportamento Aplicada, o tratamento consiste no ensino intensivo das habilidades necessárias para que o indivíduo diagnosticado com autismo e outros transtornos globais do desenvolvimento se torne independente. 

O MPF ressalta que a inaplicabilidade de limitações do número de sessões com profissionais especialistas no tratamento do autismo já foi regulamentada pela própria ANS, por meio da Resolução Normativa 469/2021 e do Comunicado no 92, ambos de julho do ano passado. Pontua, ainda, que o Código de Defesa do Consumidor garante o direito à informação clara, cristalina e adequada sobre os serviços contratados, sendo dever dos planos de saúde esclarecer os usuários sobre os tratamentos garantidos ao paciente autista.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.