Mudanças em jornada de trabalho e no salário afetam mais de 1,7 de brasileiros

MP 936 ainda precisa ser votada para se tornar uma lei em definitivo

Por Da Redação
Às

Mudanças em jornada de trabalho e no salário afetam mais de 1,7 de brasileiros

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Mais de 1,7 milhão de trabalhadores já tiveram jornada e salários reduzidos ou contratos de trabalho suspensos. De acordo com o Ministério da Economia, o número de acordos entre empresas e funcionários processados pela Dataprev até às 15h de quarta-feira (15), chegou a 1.707.226. Porém, o Ministério da Economia não detalhou o número de acordos individuais e coletivos, nem a distribuição desses trabalhadores por setor, região do país ou tipo de contrato. Na segunda-feira (13), o governo tinha informado que o número já tinha passado de 1 milhão. 

O secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, reafirmou na segunda-feira (13) que o programa para redução de jornada e salário mediante acordos individuais tem respaldo na Justiça. Liminar concedida pelo ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), estabeleceu que a suspensão de contrato e redução de salário e de jornada de trabalho durante a pandemia terão efeito depois da aprovação dos sindicatos.

Pela decisão provisória, contudo, se o sindicato consultado não se manifestar em até 10 dias, será considerado automaticamente o aval à negociação individual. A MP 936, que criou o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, foi editada em razão da pandemia do coronavírus. A medida já tem força de lei, mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional em até 120 dias para se tornar uma lei em definitivo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário