• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Não conseguir se equilibrar em uma perna só pode indicar problemas de saúde, diz pesquisa

Não conseguir se equilibrar em uma perna só pode indicar problemas de saúde, diz pesquisa

Levantamento foi publicado no British Journal of Sports Medicine

Por Da Redação
Ás

Não conseguir se equilibrar em uma perna só pode indicar problemas de saúde, diz pesquisa

Foto: Theformfitness/Pexels

Uma pesquisa publicada recentemente no British Journal of Sports Medicine aponta que não conseguir se equilibrar em uma perna só pode indicar problemas de saúde. Segundo o levantamento, pessoas de meia-idade e idosos que não conseguem se equilibrar em uma perna só por 10 segundos têm quase duas vezes mais chances de morrer em 10 anos do que aqueles que conseguem.

Pesquisas anteriores indicam que a incapacidade de se equilibrar em uma perna está ligada a um maior risco de acidente vascular cerebral. Pessoas com pouco equilíbrio também apresentaram pior desempenho em testes de declínio mental, sugerindo uma ligação com demência.

Um grupo internacional de especialistas do Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, Finlândia e Brasil concluiu um estudo inédito de 12 anos examinando a relação entre equilíbrio e mortalidade. De acordo com os especialistas, a incapacidade de ficar em uma perna por 10 segundos no meio da vida está ligada a uma quase duplicação do risco de morte por qualquer causa nos próximos 10 anos.

Método

Um total de 1.702 pessoas com idade entre 51 e 75 anos e com marcha estável foram acompanhadas entre 2008 e 2020 para o estudo. No início, os participantes foram solicitados a ficar em uma perna só por 10 segundos sem nenhum apoio adicional. Para padronizar o teste, os participantes foram solicitados a colocar a frente do pé livre na parte de trás da perna oposta, mantendo os braços ao lado do corpo e o olhar fixo à frente.

Até três tentativas em cada pé foram permitidas. Cerca de um em cada cinco (21%) falharam no teste. Na década seguinte, 123 morreram de várias causas. Por conta das descobertas, os pesquisadores sugerem que um teste de equilíbrio deve ser incluído nos exames de saúde de rotina para idosos.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.