O dono é quem mesmo?

Foto: Feijão Almeida/GOV BA
O Tribunal de Justiça da Bahia anulou, por 20 votos a zero, a decisão da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia de suspender a subvenção - que é legalmente obrigatória - do custeio das atividades do IGHB - Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, também conhecido como a Casa da Bahia e a mais antiga instituição cultural do Estado!
Para surpresa dos associados, o Governo do Estado, em caráter meramente protelatório, o que é péssimo para o próprio Estado e também, para o governador, recorreu da decisão, alegando a "impossibilidade do cumprimento da decisão" por não haver recursos disponíveis!
A Câmara de vereadores de Salvador, a Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa e, até mesmo, o Senado da República, através de senadores de outros estados, ja preparam as críticas e duras manifestações contra o absurdo da decisão de protelar ainda mais a ajuda ao IGHB, mostrando um desinteresse inacreditável pelo conhecimento e cultura que a Instituição representa!
Será que a já conhecida implicância do secretário Bruno Monteiro vai levar o governador a tomar uma decisão que pode prejudicar a campanha de reeleição em 2026? Sim, porque a decisão de protelar a ajuda ao Instituto vai mobilizar tantas outras Instituições que a perda política para Jerônimo será impagável e dará "pano para a manga" na imprensa local e nacional!
Não só isso, fica a pergunta: quem é o "governador " dessa bagaça?
O eleito pelo povo ou o eleito por Jaques Wagner?
Fica ai a dúvida!