'Não posso prometer o que não sei se consigo cumprir', diz Jerônimo sobre reajuste aos servidores
Trabalhadores estaduais estão há oito anos sem o aumento

Foto: Divulgação
O candidato ao Governo da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) disse nesta segunda-feira (24) que pretende aumentar os salários dos servidores estaduais, caso seja eleito, mas que não pode prometer, já que não sabe se vai conseguir cumprir. O reajuste é cobrado há oito anos.
"Nunca pagamos abaixo do piso, esse é o primeiro ponto. E eu não posso prometer o que não vá cumprir depois. Preciso ver como estão as contas públicas para os próximos anos. Eu me esforçarei para conceder o reajuste, mas tenho que ter responsabilidade antes de prometer as coisas", afirmou, em entrevista à Rádio Sociedade.
O petista também falou sobre propostas de governo para temas de maior foco. Ele defendeu, por exemplo, que os péssimos índices de Segurança Pública no estado podem ser revertidos com três principais pilares.
"Primeiro, recurso humanos, porque o policial precisa ser valorizado, precisa ter boas condições de trabalho e salariais. Queremos, inclusive, fazer cursos para atualizar a formação desses trabalhadores. Segundo, investir em equipamentos, em tecnologia, blindar todas as viaturas da PM, ao menos na parte da frente e das laterais. Terceiro, criar um grupo com consultores de Direitos Humanos, com prefeituras, especialistas, para que possamos fortalecer o setor de Inteligência e atuar muito mais de forma preventiva", declarou.
Já sobre Educação, área fragilizada na Bahia, em meio ao desempenho entre as últimas posições no Índice de Desenvolvimento na Educação Básica (Ideb), Jerônimo quer investir na construção de mais escolas e no ensino infantil.
"Precisamos entregar boas escolas, com estrutura para que o aluno possa se sentir bem e motivado no ambiente. Precisa haver uma boa sala de aula, um bom refeitório. E eu farei uma forte parceria com as prefeituras para fortalecer o ensino infantil. A criança que tem uma boa base, chega aos anos letivos mais avançados muito mais preparado para absorver a educação passada", disse ele.


