Nasa anuncia que conseguiu extrair oxigênio respirável de ar rarefeito de Marte

A extração inédita de oxigênio foi realizada na terça-feira (20) por um dispositivo experimental a bordo do Perseverance

[Nasa anuncia que conseguiu extrair oxigênio respirável de ar rarefeito de Marte ]

FOTO: Reprodução/ Nasa

A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) anunciou nesta quarta-feira (21), que converteu dióxido de carbono da atmosfera de Marte em oxigênio puro e respirável. A extração inédita de oxigênio foi realizada na terça-feira (20) por um dispositivo experimental a bordo do Perseverance, jipe científico que pousou no Planeta em 18 de fevereiro depois de uma viagem de sete meses.

Segundo a Nasa, em sua primeira ativação, o instrumento do tamanho de uma torradeira batizado de Moxie, produziu cerca de cinco gramas de oxigênio, o equivalente a cerca de 10 minutos de ar respirável para um astronauta.

Moxie funciona por eletrólise, ou seja, usa o calor extremo para separar átomos de oxigênio de moléculas de dióxido de carbono, que representa cerca de 95% da atmosfera de Marte.

Embora a produção inicial tenha sido modesta, o feito assinalou a primeira extração experimental de um recurso natural do meio ambiente de outro planeta para uso direto de humanos.


Comentários