Nasa entra na atmosfera solar pela primeira vez
Experiência contribui para novas descobertas da ciência

Foto: Reprodução/NASA
A Nasa, através da sonda espacial Parker Solar Probe, voou na atmosfera superior do Sol e captou amostras de partículas e campos magnéticos para contribuir com novas descobertas da ciência solar.
Essa camada apresenta campos magnéticos muito fortes que dominam o movimento das partículas elétricas. De acordo com os cientistas, demorou alguns meses para se obter os dados registrados pela sonda e mais alguns meses para confirmá-los.
Quanto mais perto a sonda solar viajar pela atmosfera da estrela, mais a ciência espacial fará descobertas sobre as explosões solares. Uma das investigações é analisar o vento solar. Esse fluxo de partículas do Sol pode influenciar a Terra e em 2019, a sonda Parker já tinha registrado que estruturas magnéticas em zigue-zague no vento solar eram abundantes perto do Sol.
A estrela tem uma atmosfera superaquecida, feita de material solar que se liga entre si pela gravidade e forças magnéticas.
Esta primeira passagem pela coroa solar, que durou apenas algumas horas, é uma das muitas missões planeadas para a sonda Parker, que já investiga a estrela desde 2018.
Em janeiro de 2022, os cientistas esperam ver a sonda viajar cada vez mais perto do Sol.