Nasa: Estação Espacial Internacional será desativada no fim de 2030

EEI deve regressar à Terra em 2031

Por Da Redação
Ás

Nasa: Estação Espacial Internacional será desativada no fim de 2030

Foto: Getty Images

A Nasa, agência espacial norte-americana, informou nesta quinta-feira (3), em comunicado, que a Estação Espacial Internacional (EEI) será desativada no fim de 2030. Ela fará a última viagem para o fundo do Oceano Pacífico, em Point Nemo, onde já estão outros equipamentos espaciais. No início de janeiro de 2031, a agência espacial norte-americana prevê que a EEI regresse à Terra.

Após o anúncio, a agência apresentou conjunto de parcerias com grupos privados para rentabilizar recursos em novas investigações espaciais. A estação, do tamanho de um campo de futebol americano (109,7 metros de comprimento por 48,9m de largura), continuará a fazer voltas de 90 minutos em torno da Terra por mais oito anos. Esse será o destino da estrutura lançada em 1998 e ocupada por astronautas desde novembro de 2000.

Planejado para operar no espaço durante 15 anos, o laboratório internacional viu o prazo de validade estendido. De acordo com relatório da Nasa, "há grande confiança de que a vida útil da EEI possa ser estendida até 2030", embora essa viabilidade ainda esteja sendo analisada. 

A agência informou que estão sendo estudados "os recentes problemas técnicos a bordo do segmento russo", detectados em setembro de 2021. Na página oficial, a Nasa explica os planos para a transição entre as operações da vida útil da EES e os serviços comerciais: "O compromisso da administração Biden-Harris, de estender as operações da estação espacial até 2030, permitirá que os Estados Unidos continuem a colher esses benefícios na próxima década, enquanto a indústria americana desenvolve destinos comerciais e mercados para uma economia espacial próspera".

A  Nasa explica que um dos objetivos da estação espacial é "ser um dos muitos clientes desses provedores de destinos comerciais, comprando apenas os bens e serviços de que a agência precisa".
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário