Nevasca deixa dezenas de mortos após turistas ficarem presos em veículos, no Paquistão
Ao menos 22 pessoas morreram em engarrafamento

Foto: Reprodução/Pixabay
Dezenas de turistas morreram nesse sábado (08) durante um engarrafamento para acompanhar uma tempestade de neve no norte do Paquistão. As vítimas ficaram presas nos veículos.
Ainda não se sabe o número exato de vítimas. Segundo a agência Associated Press, há ao menos 22 mortos. A France Presse fala em 21 mortos e a Reuters contabiliza 16.
A rara tempestade de neve aconteceu na cidade montanhosa de Murree, localizada a 64 km da capital Islamabad, e atraiu mais de 100 mil veículos nos últimos dias. Ao menos 1 mil carros acabaram ficando presos em uma estação da região.
O governo do Paquistão declarou estado de calamidade na cidade. Além disso, o exército e as forças paramilitares estão ajudando nas operações de resgate. Alojamento em escolas e prédios administrativos foram disponibilizados para as pessoas que conseguiram deixar o engarrafamento.
"Pela primeira vez em 15 a 20 anos, esse grande número de turistas lotou Murree, o que criou uma grande crise”, disse o ministro do Interior do Paquistão, Sheikh Rashid Ahmed, em vídeo.
O primeiro-ministro Imran Khan afirma ter ficado em choque com "mortes trágicas" dos turistas. "Ordenamos a investigação e estabelecemos regras rígidas para garantir a prevenção de tais tragédias", publicou.
A nevasca, que teve início na noite de terça-feira (4), atraiu milhares de turistas. Ainda na noite de sexta-feira (7), o governo fechou todas as estradas que levam ao local a fim de interromper o fluxo adicional de turistas.
No entanto, famílias acabaram ficando presas nas estradas e algumas pessoas morreram congeladas. Ainda não se sabe se as outras vítimas morreram sufocadas por inalação de gases dos veículos.
"As mortes foram causadas por resfriado ou envenenamento por monóxido de carbono", disse Faheem Yonus, chefe de doenças infecciosas da Universidade de Maryland, UCH. "O CO é inodoro, letal, se um carro parado for enterrado na neve, o escapamento bloqueado pode matar rapidamente os passageiros ao respirarem CO", completou.