Neymar retorna para o Santos, inauguração da Decrin e incêndio no TCA; confira a retrospectiva de janeiro
Confira os principais fato do mês em 2025

O ano de 2025 foi marcado por tensões políticas no Brasil e no mundo, operações policiais com diversas mortes, prêmios para produções audiovisuais brasileiras e avanços na ciência.
Confira os principais acontecimentos em janeiro:
Brasil
Fake News do Pix
O início do ano foi marcado por uma grande confusão envolvendo o Pix. Após o anúncio de que a Receita Federal apertaria o cerco na fiscalização dos meios de pagamento, passaram a circular notícias sobre uma possível taxação do Pix. A possibilidade gerou medo e revolta na população, sobretudo após um vídeo do deputado Nikolas Ferreira viralizar, com a tese de que o governo Lula poderia taxar a modalidade.
O Governo Federal negou a taxação do Pix e a Receita Federal voltou atrás em relação à mudança nas regras de fiscalização.
Gusttavo Lima candidatura à presidência
Ainda sobre política, uma possível candidatura do cantor Gusttavo Lima movimentou a opinião pública. O artista disse que estaria à disposição do eleitorado brasileiro e recebeu apoio de outros artistas e políticos. Posteriormente, ele desistiu da vida política.
Envenenamentos
Dois casos de envenenamento chamaram a atenção no início do ano. No Rio Grande do Sul, um bolo envenenado com arsênio levou à morte de três pessoas da mesma família. A polícia concluiu que a nora, Deise dos Anjos, foi a responsável por envenenar a farinha usada para preparar o bolo. Ela foi encontrada morta na cadeia.
No Piauí, um arroz envenenado provocou a morte de cinco pessoas da mesma família, incluindo duas crianças de um e três anos. Os responsáveis, segundo a polícia, foram a mãe e avó das vítimas junto com o seu companheiro.
Neymar retorna ao Santos

Foto: Reprodução/X/Santos
No mundo dos esportes, o destaque ficou por conta de Neymar retornando ao Santos após 12 anos, com um salário de aproximadamente R$ 4 milhões. Inicialmente, foi firmado um contrato de 6 meses com o craque, que foi estendido posteriormente.
Bahia
Inauguração Decrin
.jpg)
Foto: Farol da Bahia
Na Bahia, foi inaugurada em janeiro a primeira delegacia de combate ao racismo e à intolerância religiosa, no bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador, com o delegado Ricardo Amorim como titular.
Incêndio no TCA
Um princípio de incêndio atingiu o telhado da sala de ensaio do Teatro Castro Alves (TCA). O fogo foi controlado antes mesmo da chegada do Corpo de Bombeiros e ninguém ficou ferido. O caso ocorreu quase dois anos após o incêndio de janeiro de 2023, que afetou a sala principal do equipamento e deu início às obras de recuperação.
Mundo
A Meta (empresa controladora do Facebook e Instagram) anunciou que acabaria com o sistema de checagem de fatos feita por terceiros e substituiria por um sistema de notas da comunidade, como no X. A mudança foi anunciada pelo CEO Mark Zuckerberg, por meio das redes sociais.
A medida gerou preocupação entre internautas e autoridades, que temeram a propagação de notícias falsas e conteúdos problemáticos nas redes. No vídeo, Zuckerberg falou ainda em se juntar ao Governo dos EUA para lutar contra governos ao redor do mundo que atacam empresas norte-americanas.

