• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Nível de estresse e ansiedade do brasileiro sobe 75% em dezembro, diz pesquisa

Nível de estresse e ansiedade do brasileiro sobe 75% em dezembro, diz pesquisa

Ouvir música clássica pode ajudar a eliminar sintomas

Por Da Redação
Ás

Nível de estresse e ansiedade do brasileiro sobe  75% em dezembro, diz pesquisa

Foto: Reprodução/Pixabay

Uma pesquisa realizada pela Internacional Stress Management Association Brasil (Isma-BR) mostra que o nível de estresse e ansiedade do brasileiro sobe, em média, 75% em dezembro. Segundo o levantamento, muitas pessoas são submetidas a inúmeros balanços e avaliações no fim do ano, o que pode ajudar a desencadear sintomas como  angústia, alterações de humor, insônia ou sono em excesso, dores musculares e fadiga. 

Confira abaixo quatro dicas para diminuir os sintomas de ansiedade:

-Adicione música clássica à sua playlist 

Um estudo da Universidade de Stanford constatou que, ao ouvir música clássica, o fluxo de sangue aumenta em diversas áreas do cérebro, liberando dopamina e ativando regiões ligadas à autonomia, cognição e emoção. 

-Aposte na leitura terapêutica 

Um estudo realizado pelo periódico Trends in Cognitive Sciences mostra que a leitura aumenta as conexões neurais, melhorando as funções cognitivas, diminuindo os níveis do hormônio do estresse, desacelerando os batimentos cardíacos e o ritmo da respiração, e minimizando os sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). 

-Pratique a aromaterapia 

Os óleos essenciais, extraídos de plantas, flores e frutas, promovem estímulos sensoriais que geram sensação de bem-estar e conforto. Quando inalados, o olfato reconhece as moléculas dos óleos essenciais através de seus receptores, chegando até o sistema límbico, região do cérebro responsável pelas emoções. 

-Invista na hortoterapia 

Cultivar um jardim ou uma horta é uma aposta cada vez mais usada para tratar distúrbios emocionais. Segundo o estudo Gardening is Beneficial for Health, publicado na Science Direct, a prática ajuda a promover redução da depressão e da ansiedade, além de proporcionar aumento da qualidade de vida e do senso de comunidade. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário