No Brasil, 11% das crianças de até 2 anos bebem refrigerante e 25% comem doces, aponta IBGE
Pesquisa também mostra que somente 52,2% deste grupo consomem leite materno

Foto: Reprodução
A Pesquisa Nacional de Saúde 2019 (PNS) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta quinta-feira (26), mostra que 11,5% das crianças brasileiras de até 2 anos de idade tomam refrigerante, 25% delas comem doces, balas ou outros alimentos com açúcar e 57,8% já se alimentam com biscoitos e bolos. A pesquisa também mostra que somente 52,2% delas consomem leite materno.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde indicam que o açúcar só seja introduzido na alimentação da criança após os 2 anos. A partir desta idade, o açúcar deve constituir apenas 5% das calorias ingeridas pelo menor.
"Recentemente divulgamos dados sobre obesidade e como tem havido um aumento de adultos obesos no Brasil. Observar estes hábitos alimentares em crianças tão pequenas é preocupante, pois o preconizado é que elas não comam doce e bebam refrigerante" diz Flávia Vinhaes, analista do IBGE.
Ainda segundo o estudo, quando ingerido leite materno, 27,8% das crianças se beneficiam do aleitamento materno exclusivo. A orientação é que até os seis meses de idade a criança receba somente o leite humano, não havendo necessidade de dar outros líquidos ou alimentos.