• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Nova presidente do museu do Louvre será a primeira mulher a ocupar o cargo na história do museu

Nova presidente do museu do Louvre será a primeira mulher a ocupar o cargo na história do museu

Laurence des Cars passará ao comando da renomada instituição em 1º de Setembro

Por Da Redação
Ás

Nova presidente do museu do Louvre será a primeira mulher a ocupar o cargo na história do museu

Foto: Reprodução/The Art Newspaper

O Museu do Louvre vai ter uma primeira mulher a sua frente em seus 228 anos de história. Laurence des Cars, que atualmente preside dois outros museus parisienses, o Orsay e o Orangerie, assumirá a presidência no dia 1º de setembro, segundo informou o ministério da Cultura da França, em comunicado. A nova presidente assumirá o museu que tem um orçamento anual de 240 milhões de Euros, mais de 2 mil funcionários e uma filial no norte da França em um momento difícil.

A pandemia interrompeu o turismo internacional, do qual Paris e o Louvre sempre se beneficiaram. Antes, o Louvre recebia anualmente 10 milhões de visitantes, o que o colocava na confortável posição de museu mais visitado do mundo. A missão também incluirá atrair mais jovens ao museu e aumentar as parceria internacionais da instituição.

Des Cars, de 54 anos, conhece bem o Louvre já que estudou História da Arte na École du Louvre, a escola do museu. Ela gerenciou o projeto do Louvre Abu Dhabi, um museu inaugurado em 2017 nos Emirados Árabes por meio de uma licenciamento da marca Louvre.

O Museu do Louvre é estatal, por isso seu presidente é nomeado pelo presidente da França. Há alguns meses, muitos acreditavam que Jean-Luc Martinez, que preside o Louvre desde 2013, ganharia um terceiro mandato de três anos. Foi em sua gestão que o museu chegou a 10 milhões de visitantes anuais.

Mas, os críticos a sua gestão afirmam que Martinez estava vulgarizando o nome do Louvre ao fechar parcerias com marcas como a fast fashion; ao permitir que um casal pernoitasse no museu para uma capanha do Airbnb; e ao ceder espaço para que Beyoncé e Jay-Z filmassem o clipe de “Apes**t.”

Martinez vai continuar no museu, que reabriu no dia 19 de maio depois de ficar fechado por meses, até 31 de agosto. A partir daí, ele se tornará embaixador do Patrimônio, responsável por coordenar a participação da França em projetos internacionais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.